top of page
Buscar
Foto do escritorProInova Consultoria

Aprenda a ser um bom líder

Atualizado: 22 de abr. de 2021

Antes mesmo de começar a explanação acerca do tema, gostaria de fazer uma indagação a vocês caros leitores, vocês saberiam me informar a diferença entre líder e chefe? Venha comigo nessa leitura que eu irei te explicar.

É bastante comum ter dúvidas quanto a essas duas palavras, muitos, inclusive, acreditam que elas sejam sinônimas e, por isso, não sabem distinguir a real diferença entre elas. A diferença entre líder e chefe pode ser comprovada pelas atitudes e comportamento de ambos no exercício de suas atribuições.

O chefe, por exemplo, tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário, gosta de centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Quando abordamos a figura do chefe, como sendo aquele que deve interpretar, defender e realizar uma tarefa, à frente de um grupo, devemos entender sobre a “autoridade” daquele que exerce um papel de destaque na condução da sua equipe.

Em sua maioria é temido, mas não respeitado, possuindo zero abertura com seus colaboradores, enxergando-os como subordinados, desta forma contribuindo para que as pessoas não se sintam confortáveis e/ou abertos a relatarem problemas e, muito menos, a pedirem conselhos, quando têm dúvidas. Além disso o chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe, quando algo não dá certo, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado. Em contrapartida, o líder conduz as pessoas e as inspiram, sendo conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando e caminhando para a direção correta se seguir.

O líder não só busca resultados, mas a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançá-los, desta forma trabalhando em conjunto e dividindo as responsabilidades. O líder ao contrário do chefe não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas, procurando de alguma forma transcender o melhor de cada um da sua equipe, desta forma valorizando as habilidades de cada um, respeitando suas dificuldades e trabalhando em conjunto com a pessoa para para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza com sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos.

Após essa pequena explicação, eu pergunto a vocês, vocês estão sendo chefe ou líder em suas ações?


Se sua resposta foi líder, ótimo, continue nessa caminhada de inspiração, dedicação e acolhimento, mas caso sua resposta seja chefe, não precisa se preocupar, pois, para quase tudo na vida tem-se um jeito e nesse caso não poderia ser diferente, trarei para vocês alguns pontos/dicas que vocês possam estar executando em suas jornadas para se tornarem/aprenderem a serem excelentes líderes.


1 - Amplie seus conhecimentos


Ser líder é ajudar as pessoas a evoluírem, e, sem conhecimento, nada disso é possível. Por isso, um bom líder deve está sempre atualizado sobre tudo que acontece em seu mercado, buscando novos conhecimentos, aperfeiçoando suas habilidades e da sua equipe.


2 - Saber ouvir e dar feedback


É muito importante dar e receber feedback, ele serve como um regulador comportamental, assim encorajando as pessoas, desta forma vislumbrando soluções de problemas e o aprimoramento das habilidades das pessoas.


3. Não deixar de investir nas habilidades dos liderados


Quem gosta de ser reconhecido, de ver suas habilidades sendo exaltadas e investidas? Pois bem, e essencial que o liderado se sinta querido e valorizado, portanto, há necessidade de sempre investir em seus parceiros de jornadas para que assim vocês possam ter grandes realizações e como consequência um fiel escudeiro ao seu lado.


4. Saber delegar tarefas


Além de investir no desenvolvimento das habilidades dos liderados, um líder precisa saber delegar tarefas, dividindo as responsabilidades do crescimento e sucesso do setor, assim criando oportunidades para que os funcionários com quem trabalha possam crescer e se aprimorar, enquanto ele assume o papel de orientador e guia nessa trajetória.


5. Compartilhar as conquistas


Fazer questão de demonstrar a importância da sintonia e integração do grupo e o valor de cada liderado. Dessa forma, criando um ambiente de trabalho auto estimulante e que gera satisfação e realização profissional a todos, sem exceção.


6. Coloque seus planos em ação


Tire todos os seus planos do papel e coloque-os em ação. Não adianta nada planejar e não executar. Faça o que for preciso para atingir as suas metas e melhorar o engajamento do seu time. E lembrem-se de que um líder precisa de determinação e empenho.


Gostou dessas dicas? Então, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nossos conteúdos.

Referência:

https://blog.solides.com.br/diferenca-entre-chefe-e-lider/

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page