Os estoques são essenciais para o bom andamento e crescimento de qualquer empresa, e é sempre um desafio mantê-lo sob controle, para que flua em harmonia com a organização.
Para isso, é importante que os gestores e empreendedores identifique qual o melhor tipo de estoque para gerir. Então vamos conhece-los:
1 – Estoque Sazonal: Este estoque varia de acordo com a época do ano, ele é indicado para se preparar para datas comemorativas, em que há pico de vendas de determinado produto.
2 – Estoque de Segurança: Como o próprio nome diz, existe uma margem de segurança para evitar perdas de vendas. Pode ser devido a atrasado de fornecedores ou surto de demanda.
3 – Estoque Consignado: O estoque é mantido por terceiros, sendo fornecedores ou clientes, por meio de um contrato. Apesar da guarda do produto ser transferida, a propriedade continua sendo da empresa.
4 – Estoque Inativo: O estoque inativo se caracteriza por manter produtos que não possuem boas vendas, e estão parados. Não é produtivo para a empresa, mas é bastante comum.
5 – Estoque Máximo: Aqui, o estoque é sempre mantido em sua capacidade máxima, estipulada pela gerência.
6 – Estoque Mínimo: Neste estoque, as compras são realizadas sempre que que atingir o valor mínimo estabelecido.
7 – Estoque de Proteção: É um complemento do estoque mínimo, pois além do ponto de reposição do anterior, existe uma quantidade mínima adicional de proteção contra alta dos preços, greves e possíveis aumento de demandas.
8 – Estoque Regulador: Utilizado quando se possui filiais, o estoque regulador mantém uma delas com um estoque necessário para atender todas as outras em uma eventual necessidade.
9 – Estoque de Ciclo: Empresas que possui um mix de produtos, mas não que não conseguem ou não é viável produzir todos eles ao mesmo tempo, deve possuir um estoque de ciclo, que garanta o produto até o momento da produção de novas unidades.
10 – Estoque em Trânsito: É o controle de toda a mercadoria que já saiu dos fornecedores e ainda não chegou na empresa. A gestão desses dados é importante para evitar novas compras sem necessidade.
11 – Dropshipping: Utilizado em e-commerces e pequenos negócios, este tipo é caracterizado pela ausência de estoque. Assim que a ordem de compra é confirmada, o empreendedor abre uma solicitação para que o produto seja entregue para o consumidor, diretamente do consumidor.
Comments