A Engenharia de Produção é a área da engenharia voltada para o controle, otimização e construção dos processos produtivos. Ela se divide em 10 áreas de atuação, segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). São elas:
Logística;
Engenharia de Operações e Processos da Produção;
Pesquisa Operacional;
Engenharia da Qualidade;
Engenharia Organizacional;
Engenharia Econômica;
Engenharia do Trabalho;
Engenharia do Produto;
Engenharia da Sustentabilidade;
Educação em Engenharia de Produção.
A formação multidisciplinar do engenheiro de produção, leva a ter um preparo para entender os diferentes processos de organizações de diferentes áreas. O desafio para o futuro da profissão é desenvolver projetos que façam a conexão e a integração desses processos, incluindo as áreas de fabricação, fornecedores, distribuição, seleção de tecnologias, em um ambiente de Indústria 4.0. O engenheiro de produção vai agir fortemente nesse ambiente, ampliando projetos para integrar e encaixar inteligência nos processos.
Sendo assim, o especialista em Engenharia de Produção precisa estar sempre atualizado com as transformações tecnológicas e atento as tendências e inovações que a área passará, sempre pensando em maneiras de reduzir os custos e evitar desperdícios, considerando os aspectos ambientais, econômicos e sociais.
A Indústria 4.0 é uns dos principais fatores que levarão a engenharia de produção a investir em tecnologia e inovação, visto que pode facilitar a visão e execução de “Fábricas Inteligentes”. Em um conceito simples e objetivo, a Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial é nada menos que sistemas de tecnologias avançadas.
Pode-se dizer, que a Indústria 4.0 tem um grande impacto na produtividade das empresas, aumentando a eficiência do uso dos recursos e desenvolvimento de produtos em larga escala, isso implicará transformações em dois aspectos, a tecnologia de informação e as de produção.
Contudo, a engenharia de produção estará sempre em atualização, desenvolvendo competências que são capazes de lidar com o cenário que vem se adaptando as novas tecnologias e inovações.
Referências:
Comentarios