BSC (Balanced Scorecard) é um método que faz parte do Planejamento Estratégico onde a empresa tem nitidamente estabelecidas suas metas e estratégias, objetivando medir a performance corporativa por meio de referências calculáveis e examináveis.
Esse recurso foi primitivamente divulgado no ano de 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P. Norton, presidente da Renaissance Solutions, por meio de estudos, em que decretam indicadores para qualificação e aprimoração do desempenho dos empreendimentos.
Esse artifício consiste em estipular de forma estável a relação de causa/efeito em 4 indicadores, sendo eles:
1) FINANCEIRO: novos critérios de execução, para melhorar a rentabilidade da empresa;
2) CLIENTES: conhecer o estágio de entusiasmo dos clientes com a empresa;
3) PROCESSOS INTERNOS: apontar se tem produtos da empresa com defeitos e se foram entregues a tempo, além de investir na inovação dos mesmos;
4) APRENDIZADO E CRESCIMENTO: eficiência e estímulo dos trabalhadores e melhoria do sistema informacional da empresa.
Fonte: Ibmex (2019).
Se os 4 pilares do BSC estiverem bem equilibrados, quer dizer que a empresa terá uma melhor performance, o que a ajudará aumentar sua visão estratégica.
O BSC está diretamente ligado à visão e a estratégia de uma entidade. Sendo essas, duas bases indispensáveis para que a empresa tenha sucesso.
Fonte: Rede Juntos; plataforma digital.
Benefícios de implementar essa ferramenta no seu negócio:
Melhor visão do futuro;
Colocar em prática os projetos e atos;
Melhoria da capacidade;
Melhores execuções e efeitos;
Melhorar comunicação entre os funcionários;
Melhor controle e encaminhamento de ações;
Incentivar o conhecimento de formação.
Caso você ainda tem dúvidas para implementar, como implementar, entre em contato com a nossa equipe sem compromisso para ver como podemos te ajudar, como podemos te auxiliar a alavancar seu negócio, a ter uma visão estratégica.
Comments