O fato de saber aplicar uma boa gestão da produção garante que a empresa obtenha níveis satisfatórios de qualidade, aumento da lucratividade e diminuição dos custos do negócio, além é claro da satisfação dos funcionários e clientes. Tendo em vista essa importância e com objetivo de auxiliá-los listamos aqui as etapas.
Planejamento;
Organização;
Comando;
Execução e controle;
Monitoramento/coordenação.
Explicaremos detalhadamente cada etapa:
Planejamento
Nessa etapa é necessário uma maior atenção, já que se ela não for cumprida com rigor, todo o resto do processo de produção estará comprometido. É o planejamento que coloca a produção dentro da perspectiva estratégica da empresa. O primeiro passo é conhecer os processos da empresa, e então centralizar todas as informações, pontuar aspectos de produção, estoque, demandas, finanças e gastos. Ao final, as informações obtidas deveram ser capaz de estimar com o máximo possível de precisão o custo da produção, que inclui materiais, mão de obra, equipamentos, energia e estoque, distribuindo-o ao longo do período.
Organização
Nessa etapa é feito o diagnóstico, reestruturação de processos e procedimentos e ganhos de produtividade. Consiste em estruturar a produção.
Dica: Crie um roteiro. Com ele você consegue definir as tarefas, quais são os equipamentos necessários, tipo de maquinário, e assim otimizará o tempo, gastos e conseguirá ter um diagnóstico de possíveis falhas.
Comando
Seja um bom líder, para que consiga obter resultados satisfatórios na aplicação da gestão da produção, pois é preciso que os gestores tenham capacidade de liderar o pessoal de produção, de identificar gargalos e oportunidades de melhorias, de lidar com pressão e saber motivar suas equipes.
Dica: Envolva todos funcionários nos processos, pois quem está na linha de frente, tem um conhecimento mais aprofundado e conhece as maiores dificuldades da atividade.
Execução e controle
Através do controle é possível identificar a capacidade de desempenho individual, os períodos de maior demanda de trabalho, o fluxo do consumo de materiais, o desperdício, a taxa de ocupação dos colaboradores e uma série de indicadores relacionados à qualidade da produção.
Algumas ferramentas de controle da produção são o MRP e o PMP.
Dica: Invista em um setor de qualidade, pois uma variável do controle na gestão da produção é o controle de qualidade. É esse controle que garante que todas as unidades sejam concluídas dentro dos requisitos de qualidade estabelecidos pela empresa.
Monitoramento e coordenação
E para finalizar, essa etapa é o que permite um controle maior da produção, assim, é possível identificar gargalos no processo, bem como possíveis falhas de segurança. Como resultado, a fábrica se torna mais produtiva e aumenta o seu potencial de qualidade e entrega. Alguns pontos principais precisam de mais atenção, sendo eles indispensáveis para garantir o bom funcionamento e gerenciamento da produção industrial, por isso:
1. Conheça os processos da empresa;
2. Faça um roteiro de produção;
3. Tenha atenção ao estoque;
4. Escolha materiais de qualidade.
Gostou da nossa dica? Continue acompanhando o nosso blog, e caso precisar de ajuda com sua empresa nos envie uma mensagem. Até a próxima!
Comments