top of page
Buscar
Foto do escritorProInova Consultoria

Como ter uma boa gestão financeira na sua empresa

Atualizado: 26 de jul. de 2021

Um dos pontos cruciais para uma boa gestão empresarial é a parte financeira, e infelizmente, é onde as micro e pequenas empresas pecam. Iremos destacar neste texto 5 pontos para se ter uma boa gestão financeira. Segue as dicas:


Anotar tudo que entra e tudo que sai (princípio básico)


Este é um dos princípios básicos para quem gerencia um negócio próprio, em qualquer escala e em qualquer setor/nicho. Ter um controle de tudo que entra e tudo que sai, faz com que nada fique perdido ou desconectado na empresa. Legalmente e fiscalmente falando, esta simples atividade garante rastrear todos os custos, investimentos e vendas e assim declarar os impostos de maneira correta e recorrer a créditos para futuros investimentos. Vale salientar que existem ferramentas básicas, com o exemplo do Excel, que ajuda a controlar as finanças de maneira simples e objetiva ou até mesmo extrair análises profundas quando se tem maior afinidade com a ferramenta.


Toda empresa tem um breakeven (ponto de equilíbrio), momento em que não há mais perdas, não há lucro e nem prejuízo. A partir deste momento o investidor começa a ter ganhos com o seu negócio. Mas o porquê isto é importante?! Mesmo que você, empreendedor, tenha um negócio pequeno e pouca ambição de crescimento, você PRECISA separar o que é seu do que é da empresa. De modo algum se pode pensar que o caixa da empresa ou todo o lucro é dinheiro seu, da sua própria conta corrente. Pelo contrário, isso faz com que pequenos negócios estejam fadados ao fracasso.


O breakeven proporciona a oportunidade para o empresário começar a ser pago pela própria empresa. Esta decisão é uma das principais quando se deseja investir cada vez mais na empresa e expandir os negócios.


Gestão de Estoque


Gestão de estoque é uma ferramenta que tem muita força em grandes empresas e extrema importância para auxiliar no controle do fluxo de caixa de qualquer empresa. Por isto, começar é fundamental, dar os primeiros passos e entender que existem processos que são complementares. Gestão de estoque é ter planejamento e controle dos recursos que são armazenados na empresa, desde matérias-primas, se for o caso, até produto acabado.


Pontos positivos da gestão de estoque, pode garantir uma maior previsibilidade de vendas, redução de investimento e custos e pode ser um diferencial competitivo. Por isso a gestão de estoque está ligada a uma boa gestão financeira de uma empresa.


Ter um responsável contábil/jurídico


No Brasil existe muita burocracia para se ter um negócio próprio, desta maneira, muitos empreendedores tentam driblar leis, impostos e documentação para ter um retorno mais rápido do capital investido. Mas se esquecem que para ganhar escala e força, precisam estar em dia com as leis. Por isso, ter um contador é um dos pontos destacados para ter uma boa gestão financeira, assim, os impostos estão sempre em dia, as declarações de imposto de renda também e entre outras atividades que são desempenhadas por um contador.


Muitos negligenciam ter um contador pensando ser um serviço caro e pouco utilizado, mas ao contrário do que pensam, atualmente é possível encontrar alternativas que podem baratear o custo de se ter um contador. Sempre prezando pela boa qualidade dos serviços, por exemplo, hoje em dia existem ferramentas que possibilitam ter um contador online e por demanda.


Planejamento financeiro


O planejamento é base para todos os setores de uma empresa, não é diferente para o financeiro. A empresa que investe em ter um planejamento financeiro, consegue basear suas metas e KPI’s para dar norte a estratégia do negócio. Todos os pontos abordados acima, são fontes de coleta de dados para um bom planejamento financeiro. E isso fornece ao líder e empresário, informações para dar seguimento na venda de bons produtos ou trocar por novos produtos que serão vencedores. Com a coleta de dados o empresário pode fazer uma previsão de demanda e projetar os custos, vendas, quantidades, produção, estoque e até mesmo lucro e crescimento no período. Tudo isso através de um bom planejamento financeiro.


Invista em conhecimento


Esta é uma dica valiosa para todos, independe se você é um empresário ou não, se você já tem uma empresa ou quer abrir uma. Conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você, ou seja, o conhecimento é ferramenta a prova de tempo.


Investir em conhecimentos que sejam complementares ao seu negócio pode lhe trazer bagagem para dar robustez a estratégia e argumentos para os colaboradores comprarem a cultura e propósito da empresa. Sendo assim, não deixe de buscar leituras, cursos, mentorias e pessoas que adicionem valor ao seu negócio.


Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas, e caso precisar de ajuda com a sua empresa entre em contato conosco!




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page