As vendas são essenciais para o sucesso e mantimento de uma empresa, e para que ela ocorra é necessário que o vendedor tenha habilidades a fim de conseguir conquistar o cliente da maneira correta e justa. Além disso, se sua empresa é formada por um time, é necessário que todos os colaboradores da parte de vendas tenham também habilidades para fecharem bons negócios.
Confira abaixo algumas dicas que vale a pena colocar em prática em sua empresa:
Entenda qual é a sua persona
Esse é um ponto importante, pois define para quem você irá vender seu produto, pois muitas empresas vão à falência justamente por acharem que precisam alcançar e vender para todo mundo, e acabam não vendendo ou alcançando ninguém. A persona é a representação do seu cliente ideal, leva em consideração informações e características detalhadas sobre quem é o seu cliente, do que ele gosta e assim por diante. A persona do seu negócio é formada por pesquisas com pessoas reais, a fim de conhecer as características de seu cliente ideal.
Humanize a comunicação
A tecnologia nos ajuda e muito, porém muitas empresas não se atentam que seus clientes são pessoas com sentimentos e emoções e que isso é um grande fator que pode levá-lo a comprar ou não o produto oferecido, e acabam automatizando além do necessário a comunicação com o cliente. Por isso, busque entender o seu cliente e esteja com ele não somente como um vendedor, mas também como alguém que de fato deseja ajudá-lo da melhor forma possível.
Venda solução
Quem não quer comprar algo que resolva seu problema, não é? Quem tem fome, compra comida. Quem tem frio ou calor, compra roupas e assim por diante. Por isso, foque em vender solução para o problema ou situação que seu cliente esteja passando, pois além de ser uma forma mais humanizada de vendas é uma ótima estratégia para fechar ótimas vendas.
Faça perguntas abertas
Quando você faz perguntas abertas ao seu cliente, ou seja, que eles não responderão simplesmente com um sim ou não, mas responderão explicando de fato o que perguntou, você está consequentemente induzindo-o a contar mais sobre suas dores, necessidades, expectativas e sobre a sua vida. Através disso, você terá a oportunidade de focar nas dores apresentando soluções e saber em qual momento do processo de compra o seu cliente está.
Use a técnica de storytelling
Storytelling nada mais é do que contar histórias que irão gerar uma conexão maior entre você e seu cliente. Histórias são um recurso excelente para transmitir informações de modo compreensível, pois quando o cliente se identifica com uma história, fica mais próximo do vendedor e mais propenso a ouvir suas propostas e compreender sua argumentação.
Gere urgência e escassez
São dois tipos de gatilhos mentais que são muito utilizados no processo de vendas. Gere urgência no cliente para que adquira o seu produto o mais rápido possível, como por exemplo, informando que o preço tem chance de aumentar e gere escassez informando por exemplo que o seu produto está perto de acabar. Mas claro, adapte a sua realidade e seja verdadeiro, mentir para ganhar uma venda não é coisa certa a se fazer.
Treine seu time de vendas
Caso sua empresa tenha mais pessoas que fazem parte do time de vendas, também precisarão estar devidamente capacitados para a prospecção de clientes e para fecharem boas vendas. Por isso, treine o seu time para que tenham as habilidades necessárias para serem ótimos vendedores.
Invista no pós-venda
Quando uma empresa se interessa pelo pós-venda do cliente, ela de fato se mostra preocupada com o seu cliente e consequentemente gera satisfação e fidelização do cliente. Por isso invista no pós-venda para acompanhar o cliente no que for preciso.
Seguindo os passos apresentados, com certeza você terá vendas satisfatórias em sua empresa. Esperamos ter lhe ajudado!
Está precisando de ajuda com sua empresa? Entre em contato conosco e peça já o seu diagnóstico!
Referências:
Comments