A alegria ao receber uma ligação agendando uma entrevista de emprego abre espaço para uma ansiedade sem fim, visto que são poucos os minutos para demostrar os seus valores, conquistar e mostrar para o recrutador porque a vaga deverá ser sua. Mas para que você possa ir bem na entrevista deve-se pensar no que dizer, como se apresentar, o que vestir, se preparar para algumas perguntas já tradicionais e se organizar. A entrevista de emprego é um dos momentos mais temidos dos processos seletivos. Sendo assim, dar atenção a esses aspectos, no entanto, pode não ser o bastante para cativar. Destacar-se em uma entrevista de emprego também requer que o perfil, objetivo e habilidades do profissional estejam alinhadas ao que empresa busca. Se você quer a oportunidade, vale a pena se preparar. São muitos detalhes e pontos a desenvolver, deixar tudo para a última hora, ou “improvisar”, é arriscado. Confira as dicas abaixo para mostrar todo o seu potencial na hora da entrevista.
1. Preparação começa com o currículo
Para se sair bem em uma entrevista, a preparação, de acordo com os especialistas, começa ao escrever o currículo. O documento serve como fio condutor dos principais pontos que serão abordados na conversa com o recrutador. Atente às entregas feitas em cada um dos lugares pelos quais passou. “O currículo deve falar dos resultados que o profissional obteve não só dos conhecimentos e atividades exercidas”, diz César Kaghofer, representante da Dale Carnegie.
2. Sentir-se confiante faz diferença
Segundo descobertas da ciência, quem se sente confiante em uma entrevista de emprego costuma ter melhor desempenho.
3. Primeiras impressões importam
“A primeira impressão é a que fica” não é um ditado sem fundamento. Pelo contrário, a ciência comprovou esse fato em diversos estudos. Otimize as primeiras impressões desde o início, enquadrando a conversa com algumas frases bem ensaiadas sobre como você quer ser percebido. Isso vai acabar sendo a estrutura com que a outra pessoa forma suas memórias sobre você.
4. Divida a carreira em etapas para estruturar a conversa com o recrutador
Estruture a parte da carreira onde teve aprendizado, em seguida veja onde começa a etapa de utilização das ferramentas aprendidas, que é seguida pela fase de desenvolvimento das ferramentas de liderança e por fim pela etapa de aplicação das habilidades de liderança. Reflita sobre as suas atividades exercidas. Em cada uma das fases da sua carreira, esteja pronto para relacionar com os eventos transcorridos.
5. Pesquise informações sobre a empresa e o cargo
Saber o que se espera do profissional que ocupe aquela posição é essencial para ter na “ponta da língua” a razão pela qual você pode ser a pessoa certa para o cargo. Nesse ponto vale desde conversar com pessoas que já trabalhem na empresa, como até visitar o local e se apresentar como candidato.
6. Estude as perguntas mais comuns
Algumas questões estarão presentes em todas as seleções. Por isso, a dica para mandar bem na entrevista de emprego é estudá-las com antecedência e dedicação. Imagine-se respondendo perguntas como:
• Por que você se interessa em trabalhar na empresa?
• Por que a vaga deverá ser sua?
• Quais são suas qualidades e defeitos?
• Um medo? Um sonho?
• Onde quer estar em 5 anos?
7. Prove competências a partir de ações e resultados
Ao fazer a breve apresentação da sua carreira, geralmente algo que acontece logo no início da conversa com o recrutador, enriqueça as informações do currículo falando sobre as ações e resultados.
8. Faça perguntas relevantes
Pergunte coisas relevantes, a maior parte das entrevistas, em algum momento, o recrutador pergunta ao candidato se ele tem alguma questão. Esse comportamento não é em vão ou apenas um gesto educado do entrevistador, na realidade o candidato pode realmente utilizar a oportunidade para tirar uma dúvida.
Exemplos:
• Como a empresa vai estar daqui a um ano?
• O que significa sucesso para funcionários em posições inicias nessa empresa?
• O que preciso realizar nos primeiros 90 a 120 dias para ser um sucesso e causar impacto?
O que fazer depois da entrevista de emprego é uma dúvida entre muitos candidatos. Se você sentir que a conversa fluiu bem e a oportunidade te interessar bastante, pode mandar um e-mail de agradecimento pela disposição do recrutador. Não tem como ter certeza de ter ido bem ou mal depois de uma entrevista. Existem sinais, mas eles são subjetivos e, ao mesmo tempo, pode ser difícil percebê-los. Ainda que o ideal não seja focar nisso durante a entrevista, se o entrevistador parecer estar gostando da conversa, pode ser que você tenha conquistado. Se as próximas etapas foram discutidas, ou se o tempo da entrevista foi maior do que o previsto, podem ser bons sinais também. Outro sinal é se o recrutador tentou “vender” a empresa e a vaga para você. De qualquer forma, a escassez desses sinais não é decisiva, por isso não se desanime.
Referências:
https://www.vagas.com.br/profissoes/13-dicas-para-mandar-bem-na-entrevista-deemprego/ https://www.roberthalf.com.br/central-do-conhecimento/buscar-recolocacao/dicas-deentrevista https://www.napratica.org.br/dicas-mandar-bem-na-entrevista-de-emprego/ https://www.napratica.org.br/entrevista-de-emprego-guiacompleto/#:~:text=A%20entrevista%20de%20emprego%20%C3%A9,e%20responder %20as%20perguntas%20objetivamente.
Comments