top of page
Buscar
Foto do escritorProInova Consultoria

Gestão de estoque: 3 dicas infalíveis para manter o controle!

Primeiramente, o que são estoques?


Os estoques são os materiais ou produtos que uma empresa pode adquirir ao entrar no processo de produção. Geralmente são produtos semiacabados, matérias-primas, suprimentos, materiais administrativos, sobressalentes, produtos acabados e componentes para montagem, ou seja, são todos os materiais que ficam guardados nas dependências da empresa para serem utilizados em determinados momentos.


“Os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes” (VIANA, 2000, p.144).


Para obter vantagem competitiva prevenindo incertezas que possam ocorrer na comercialização dos produtos e para melhorar a rapidez na entrega de mercadorias, atendimento e organização é necessário controlar os seus estoques de forma adequada. Por isso, a ProInova preparou algumas dicas para que você consiga equilibrar as suas compras, armazenagem e entregas de forma adequada. Vamos lá?


Dica 01: Utilizar softwares de gestão integrada!


O uso de softwares de gestão integrada otimiza os processos de armazenagem - organização, fluxo de materiais e outros - administrativos - fluxo de informações. Dentre seus principais benefícios, podemos citar:


  • Gerenciar recebimento de mercadorias;

  • Controle de inventário;

  • Emissão de documentos como notas fiscais, controles de saída e etiquetas;

  • Redução de custos;

  • Otimiza o espaço de armazenagem e fluxos de informações de materiais; e outros.


Um exemplo de software de gestão integrada é o Senior WMS, que promete automatizar as operações em tempo real, garante mais produtividade, reduz custos e permite acompanhar os resultados para ter o controle total do espaço disponível. E o melhor, esse software atende necessidades de empresas de qualquer segmento.


Dica 02: Conheça os métodos de controlar estoques!


Primeiramente, para ter uma boa gestão de estoques, é necessário ter controle de todas as entradas e saídas dentro da sua empresa. Uma boa técnica de controlar os estoques, é a PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) que, como o próprio nome já diz, é possível controlar os materiais em ordem cronológica, sendo que os produtos que estão a mais tempo na armazenagem, têm prioridade de sair.


Essa técnica permite a venda de produtos dentro do prazo legal de validade diminuindo perdas e prejuízos, além de identificar quais materiais têm menor e maior giro dentro dos estoques. Tudo isso faz com que a empresa tenha um melhor controle com pedidos de venda realizados, e consequentemente, traz satisfação aos clientes.


Outra técnica utilizada é chamada de UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai), onde todos os produtos têm a sua precificação baseada no último valor de compra. Isso significa que o valor mais recente é o mais válido. Porém, esse método não é válido para questões fiscais, mas pode ser utilizado para fins gerenciais.


Dica 03: Realize uma previsão de demanda!


A previsão de demanda é uma ferramenta capaz de prever os estoques futuros da sua organização em contextos e cenários específicos. Sua função é determinar o local, prazo e quantidade em que os clientes irão procurar mercadorias ou produtos, de forma a atender a demanda do mercado de forma ágil e eficaz. Entre suas vantagens, podemos citar:


  • Redução de custos;

  • Auxilia na tomada de decisões;

  • Melhora o planejamento orçamentário;

  • Evita a falta ou sobra de materiais, minimizando prejuízos e desperdícios;


Você agora sabe a importância da gestão de estoques na sua empresa. Se gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com os amigos nas redes sociais. Se deseja ter uma mentoria sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page