Devido à alta volatilidade do mercado, onde em um período um produto pode faturar muito e em outros não, é super importante analisar como está o ciclo de vida dos mesmos, para que as decisões de marketing sejam mais acertadas e prejuízos sejam evitados.
Um método que pode ser utilizado para esta análise é a Matriz BCG, pois por meio dela será possível visualizar diversas informações importantes a respeito do acervo de produtos da empresa, que envolvem sua participação no mercado e as taxas de crescimento presentes.
Criada por Bruce Henderson em 1970, a Matriz BCG recebeu esse nome graças às iniciais da empresa de consultoria americana para a qual ela foi desenvolvida, a Boston Consulting Group. Desde então, ela é amplamente utilizada nas organizações para se ter uma visão sistêmica de seus produtos - ou serviços -, buscando identificar aqueles que potencializam o fluxo de caixa e aqueles que, apesar do esforço, não trazem o retorno esperado.
Sua aplicação acontece da seguinte forma:
A Matriz BCG é dividida em dois blocos; o primeiro refere-se a taxa de crescimento de mercado, já o segundo é a participação do mercado. Esses dois blocos possuem outras duas divisões, - alto e baixo - e nelas são colocadas os grupos dos produtos. Vejamos abaixo quais são eles:
⭐ Estrelas:
Aqui são colocados os produtos com alto crescimento e alta participação no mercado. Eles geram boa rentabilidade, sendo responsáveis por trazerem altos lucros, no entanto é necessário um investimento alto para alcançar o resultado esperado.
🐄 Vacas leiteiras:
Nesse bloco, ficam os produtos de baixo crescimento, porém com alta participação de mercado. Apesar do crescimento menor do que o dos produtos "estrela", eles possuem um desempenho estável e garantem lucro sem a necessidade de um investimento mais agressivo.
❓ Ponto de interrogação:
Produtos ponto de interrogação possuem alto crescimento e baixa participação de mercado. Geralmente são aqueles que a empresa ainda está testando e buscando entender qual será a resposta do consumidor. Se a resposta for positiva, eles poderão se tornar produtos "vaca leiteira" ou "estrela".
🍍 Abacaxi:
Com baixo crescimento e baixa participação de mercado, os produtos abacaxi não geram muito lucro para a empresa. Aqui é necessário refletir se vale a pena prosseguir com o investimento ou descontinuar o produto.
Com isso, podemos concluir que com a Matriz BCG, você consegue entender com mais facilidade o desempenho de cada produto e quais rumos eles estão seguindo. Dessa forma, é possível tomar decisões que impactem a empresa de forma positiva.
Comments