A Matriz de Priorização GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) foi proposta em 1981 por Charles Kepner e Benjamin Tregoe, especialistas na solução de questões organizacionais e tinha como propósito ajudar na resolução de problemas complexos das indústrias americanas e japonesas. Em sua essência, a análise GUT é muito utilizada naquelas situações em que é preciso uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas.
Campos de Análise:
a) G — Gravidade: Possível dano ou prejuízo que pode decorrer de uma situação.
Por exemplo, se a demanda de treinamento ou curso em um setor específico da Unidade não for atendida, qual é o impacto disso no desempenho do trabalho?
Pode-se ser entendido como:
1. Sem Gravidade
2. Pouco Grave
3. Grave
4. Muito Grave
5. Extremamente Grave
b) U — Urgência: Pressão do tempo que existe para resolver uma dada situação.
Por exemplo, cursos de reciclagem com prazos definidos por lei ou a eminência de ocorrência de uma mudança num processo de trabalho, podem aumentar a urgência de atendimento a uma demanda.
Consideram-se os graus de urgência como sendo:
1. Pode Esperar
2. Pouco Urgente
3. Urgente, merece atenção no curto prazo
4. Muito Urgente
5. Necessidade de ação imediata
c) T — Tendência: Padrão ou tendência de evolução da situação.
Por exemplo, se a demanda de treinamento ou curso não for atendida, o desempenho do trabalho tenderá a ficar estável ao longo do tempo? Poderá ficar comprometido? Existe tendência de melhoria?
Pode-se ser classificado como:
1. Não irá mudar
2. Irá piorar a longo prazo
3. Irá piorar a médio prazo
4. Irá piorar a curto prazo
5. Irá piorar rapidamente
Portanto, o cálculo de GUT (= G x U x T) pode indicar a escala de prioridade de uma determinada demanda, em relação a todas as solicitações encaminhadas.
Como montar uma matriz GUT?
Passo 1 - Liste os projetos que você precisa gerenciar
Passo 2 – Classifique seus problemas para cada uma das 3 variáveis (Gravidade, Urgência e Tendência)
Passo 3 – Faça o ranking dos seus principais problemas (multiplicando as 3 notas)
Passo 4 – Analise onde estão seus pontos fracos (ranking principais problemas)
Passo 5 – Elabore planos de ação com prazos e pessoas responsáveis para solucionar ou diminuir os problemas. Para isso, a ferramenta 5W2H é uma excelente aliada (Se quiser saber mais, clique aqui).
Elaborada pela Empresa ProInova Engenharia Júnior
Com a Matriz GUT pronta e os problemas classificados, fica mais fácil ter uma visão sobre o que está acontecendo em sua empresa. A partir disso, você consegue priorizar os problemas que precisam ser solucionados de imediato e traçar planos de ação para solucionar ou pelo menos amenizar esses problemas. Vale ressaltar que a análise e a atribuição da pontuação vão depender do seu processo e do contexto da sua empresa.
Caso você queira dar um passo a mais na gestão da sua empresa e torná-la mais produtiva com o uso da Matriz GUT e/ou gostaria de receber em seu e-mail a nossa planilha personalizada, entre em contato com nossa equipe nos canais de atendimento.
Comments