top of page
Buscar
Foto do escritorProInova Consultoria

O que é Marketing? Quais são os seus fundamentos?

Primeiramente pergunto, o que você acha que seja o Marketing? Pense com cuidado na resposta. Aposto que tenha pensado no que a maioria das pessoas acha: Marketing é venda, propaganda ou publicidade. Mas não é bem assim. Todos esses fatores fazem parte dele, porém na verdade, o conceito vai muito além dessas definições.


Marketing é uma ciência de estudo do consumidor. É fazer com que todas as atividades aconteçam em volta desse consumidor, e ao mesmo tempo, criar e agregar valor satisfazendo as partes interessadas na organização. Ele começa, por exemplo, estudando o cliente para saber exatamente quais são suas características, necessidades e seus desejos.


Diante do atual mercado competitivo das marcas, produtos, serviços e informações diferenciadas, essa ciência irá trazer para você uma “caixa de ferramentas” para que o consumidor, ou seja, o seu público, decida realizar a compra na sua empresa, ou faça opção pela sua marca. Ou seja, o objetivo principal dessa ciência é suprir as necessidades do cliente de forma lucrativa.


“Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, produtos e serviços para criar trocas que satisfação metas individuais e organizacionais.” (CHURCHILL e PETER, 2000).


Há alguns anos, o Marketing desenvolvia atividades organizacionais para trabalhar com a massa, ou seja, vender para todas as pessoas. Hoje não. Atualmente caminhamos para o Marketing segmentado, voltado para o seu cliente específico.


Ele foca, principalmente, em 4 etapas:


- Primeira etapa: Procurar produzir bens e serviços que atendam aos desejos do público;

- Segunda etapa: Escolher o preço certo para esses produtos;

- Terceira etapa: Distribuição eficiente e ágil;

- Quarta etapa: Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, e outros).

Você conhece o conceito de 4 P's do Marketing? Esse conceito se refere a um produto ou serviço em quatro pontos-chave:

Fonte: https://rockcontent.com/blog/4-ps-do-marketing/

Quando estiver definido o produto, você deve levar em consideração o padrão de qualidade, características, variedade, serviços oferecidos e outros. A partir daí, o preço precisa ser definido, que é o valor no qual será cobrado pelo que você oferece. Um fato a analisar é se irá trabalhar em preço com desconto, se vai fazer financiamentos, prazos e preços diferenciados, se irá aceitar cartão ou não e outros.

Na promoção é a forma como você irá se comunicar. Será utilizada propaganda? Se sim, qual tipo? Promoções, cupons, sorteios, brindes, concursos, propagandas? Como você irá trabalhar com o cliente?

A praça ou ponto se relaciona com a distribuição. Em quais lojas você irá colocar os produtos, como serão distribuídos, qual será a quantidade de estoque necessário, como será a logística e o transporte, e se as lojas terão todos os produtos ou se serão exclusivos.


Esses são os 4 P’s que o cliente tem contato. Quando você compra de uma empresa, você tem contato com produto que ela está te vendendo, com o preço que ela está praticando, com as comunicações que ela faz, seja por meio das forças de vendas, promoções ou propagandas. Você não tem contato com o posicionamento que ela deseja e nem com o segmento alvo. Mas você pode intervir sobre o posicionamento da empresa por meio da forma de como ela trabalha o seu composto de marketing.

Observe o esquema abaixo:


Primeiramente é preciso analisar o contexto de marketing, saber o que se passa no ambiente, o que se passa na mente do consumidor, qual é a necessidade do cliente, qual o seu comportamento de compra, como ele decide a respeito de um produto. Esse é o conceito no qual referimos no quadro como análise das necessidades e comportamentos do consumidor e análise do contexto de marketing.

É preciso entender isso muito bem para traçar claramente os objetivos estratégicos da organização. A partir daí você consegue fazer a proposta de valor e entender o seu posicionamento no mercado.

Tipos de Marketing


Marketing de Relacionamento é um conjunto de técnicas usadas para criar bons relacionamentos com clientes comerciais. Para atingir esse objetivo, o departamento de marketing de relacionamento trabalha direcionando o comportamento da empresa para a satisfação do cliente, estabelecendo um relacionamento positivo entre as duas partes.


Marketing de Conteúdo tem como conselho fornecer aos leitores conteúdo de alta qualidade, prestando atenção às necessidades do público e ofertando subsídios que possam ser usados ​​em diferentes situações. Por exemplo, ao tomar uma decisão antes de comprar ou fortalecer as recomendações ambientais, sociais ou institucionais da empresa. Postagens em blogs, publicações em mídias sociais, e-books e infográficos são alguns dos formatos usados.


Muitas pessoas acreditam que o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são iguais. As propostas são equivalentes: oferecer um conteúdo que satisfaça o usuário. Mas a diferença é que enquanto o marketing de conteúdo é utilizado em outros tipos de marketing, o Inbound foca na venda. Sua característica principal é a de oferta de conteúdo para conduzir o lead pelo funil de vendas.


O Outbound Marketing é o tipo mais semelhante ao conceito de marketing que a maioria das pessoas possui. Ele está envolvido ativamente em publicidade, incluindo impressão, telemarketing e outros tipos de publicidade.


O Marketing Digital consiste em ações tomadas pelas empresas para atrair clientes e empresas online. Existem muitas tecnologias nesse campo, como a otimização de mecanismos de busca, que visam melhorar o ranking dos sites nos mecanismos de busca. Outra técnica usada é o email de marketing, em que os anúncios são enviados diretamente aos emails dos clientes.


As possibilidades de aplicativos de marketing digital são muitas e variadas. No entanto, algumas técnicas são amplamente utilizadas e quase sempre trazem resultados positivos. elas são: Produção de Conteúdo, Email, Mídias Sociais, Otimização de Conversão e Otimização para Motores de Busca.


Existem muitos tipos de marketing, como marketing verde, marketing pessoal e outros. É impossível colocar todos os tipos de atividades de marketing em um único texto, mas listamos alguns muito importantes. O importante é que você esteja sempre disposto a aceitar novas oportunidades e tentar métodos diferentes até encontrar o melhor para sua empresa.


Atualmente, o marketing e a Internet são grandes aliados para promover e realizar a venda de produtos. A recente transformação econômica e a inovação tecnológica são fatores de estímulo, atraindo diferentes ramos da economia. Em resposta à crescente demanda do mercado, as empresas vêm promovendo a inovação em tecnologia e marketing e estão alcançando grandes resultados.


Como você pôde ver, o marketing não se limita apenas à promoção de uma empresa. Seu trabalho é gerenciar questões comerciais importantes, como entender as necessidades e desejos do consumidor, analisar a concorrência, precificar produtos e distribuição. Um plano de marketing bem sucedido fará com que as empresas se destaquem da concorrência, porque os consumidores acreditam que são mais eficazes e se beneficiam dos produtos fornecidos pela empresa.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre processos de marketing, divulgação da sua empresa nas mídias sociais ou está enfrentando qualquer outro desafio que impeça de fazer o seu negócio crescer, entre em contato com nossa equipe e veja como a Proinova Engenharia Júnior pode te auxiliar nesse momento. Clique aqui para solicitar um diagnóstico.

Esse conteúdo foi feito com ajuda do curso de Marketing e Análise de Sistemas de Informação da Fundação Getúlio Vargas.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page