Uma pergunta simples, mas ao mesmo tempo demasiadamente complexa, principalmente para nós futuros engenheiros de produção. Antes de responder, é necessário voltar a uma das perguntas mais frequentes que nós estudantes recebemos: “o que faz um engenheiro de produção?”. E a resposta é simples! Nós facilitamos e aprimoramos a vida, o empreendimento, o serviço, o produto ou o que quer que seja para as pessoas. Assim, esse já seria um motivo e talvez um dos “porquês” estudar Engenharia de Produção.
Entretanto, esse curso não é uma “Administração com cálculo” e muito menos uma engenharia para os indecisos, como muitos insinuam. Além de ser imensamente ampla, ela se funde nos princípios de conhecer e se ter uma visão técnica e estratégica. Ademais, foi justamente por esse motivo que o curso foi criado. Com as indústrias e as empresas crescendo de maneira exorbitante no século XX, foi necessário que os empresários encontrassem pessoas capazes de auxiliar, otimizar e promover melhorias através dos fundamentos práticos estudados por engenheiros de produção.
Por fim, para quem cogita estudar Engenharia de Produção é importante entender o que está por vir. Geralmente o curso possui duração de 5 anos, contendo 10 períodos. Em relação as matérias estudadas, as mesmas são extremamente disciplinares. Assim, contém todas as bases de ciências exatas da engenharia, como Cálculo (I, II e III), Física (I, II e III), Probabilidade, Estatística, Geometria e outras. Também há matérias de Gestão, de Processos, Planejamento e Controle, relacionadas ao Desenvolvimento de produtos, dentre várias outras. Sendo assim, as pessoas após os saberes adquiridos, saberão e terão bases para trabalhar e auxiliar em todos os processos das empresas, uma vez que consolidaram saberes técnicos, financeiros e estratégicos.
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=gRzi4emPI0w&t=144s
Comments