Sabemos que o mercado a cada dia que se passa se torna mais competitivo e para se adequar a essa realidade, muitas empresas não têm medo de investir em melhorias constantes. Porém toda empresa tem gastos e para conseguir ter êxito no mercado, é necessário ter todos os gastos planejados para que a empresa alcance seus objetivos. Não é necessário excluir todos os custos do negócio, mas sim é necessário administrar, e por isso é utilizado redução de custos nas empresas.
A estratégia de redução de custos garante a saúde financeira do negócio, o aumento da lucratividade e o melhor posicionamento de mercado, mas antes de conhecermos essa estratégia, citaremos alguns custos envolvidos nas empresas.
Custos
Custos diretos
São diretamente ligados a um produto.
Exemplo: Mão de obra direta e outros.
Custos indiretos
São aqueles que não são identificados diretamente nos produtos e serviços.
Exemplo: Salário dos colaboradores e outros.
Custos variáveis
Estão ligados à produção da empresa e, por isso, podem sofrer alterações.
Exemplos: Matéria-prima e outros.
Custos fixos
São aqueles que não sofrem variações de acordo com o volume de produção.
Exemplos: Aluguel e outros.
Redução de Custos
Após conhecer alguns custos, iremos partir para as dicas de como administrar esses e outros custos do negócio. Veja as dicas abaixo:
Mapeie processos internos
É primordial antes de começar a redução de custos, conhecer bem o seu negócio e para isso é utilizado o mapeamento de processos, para conhecer melhor as atividades envolvidas, os responsáveis por cada tarefa e como é feito a produção. Pois dependerá desse mapeamento, para descobrir falhas para uma melhoria.
Analise o fluxo de caixa
A análise do fluxo de caixa é necessária para verificar quais são os gastos. Ao avaliar as receitas e os gastos do negócio, o gestor consegue perceber claramente quais são as maiores fontes de saída e de recursos do caixa corporativo.
Envolva a sua equipe
Não existe empresa bem administrada se internamente não há comunicação empresarial, por isso envolva os colaboradores para que saibam sobre qual é o objetivo e metas para a redução de custos.
Pesquise preços e reveja contratos
Toda empresa precisa investir internamente para o negócio funcionar, por isso reveja contratos de internet que a empresa utiliza por exemplo, e converse com o prestador de serviços para negociar um plano melhor financeiramente, mas que mantenha a qualidade. Esse é só um exemplo, mas há várias situações que é possível obter preços melhores e com a mesma qualidade dos serviços prestados.
Elimine o desperdício
Para que o processo de redução de custos na empresa aconteça, é muito importante eliminar desperdícios, pois desperdiçar recursos é jogar dinheiro fora.
Controle o estoque
O controle de estoque eficiente é muito importante para a redução de custos nas empresas. Afinal, matérias-primas e mercadorias de baixa rotatividade estão imobilizadas e diminuem o capital de giro do negócio.
E aí, gostou das dicas?! Caso esteja em busca de melhorias para a sua empresa, que tal solicitar um diagnóstico? Entre em contato e peça o seu!
Referências:
https://hubcriacao.com.br/2018/04/04/reducao-de-custos-na-empresa-conheca-6-dicas-essenciais/
Comments